#

O ingresso na carreira de bombeiros, faz-se com a idade mínima de 18 anos e máxima de 35.

Para tal pode dirigir-se ao corpo de bombeiros da sua área de residência, efetuando a sua inscrição como estagiário, fase esta que obriga à frequência com aproveitamento do Curso de Instrução Inicial de Bombeiro, composto por seis módulos com um total de 350 horas de formação. Assim e ainda que a idade de ingresso no corpo de bombeiros seja os 18 anos, para inicio do estágio bastará já ter completado 17 anos uma vez que o estágio tem a duração mínima de um ano.

Pode ainda, antes dos 18 anos, ingressar num corpo de bombeiros para as escolas de infante e cadetes, que se destinam à formação no âmbito do voluntariado e da proteção e socorro. Para a escola de infantes poderão ser recrutadas crianças com idades entre os 6 e os 16 anos. Para a escola de cadetes, jovens entre os 16 e os 18 anos.